Professores competentes instruem os alunos em como ser livre de influências externas e como seguir os passos primários, de modo que o corpo, os sentidos e a mente estejam preparados para experiências meditativas. Se as preliminares são ignoradas, então os alunos podem desperdiçar anos e anos com alucinações e fantasias, simplesmente alimentando seus egos e não atingindo todas as experiências mais profundas.
Mas há um problema sério. Os estudantes modernos são como crianças que plantam sementes à noite e no início da manhã seguinte acordam e começar a desenterrar as sementes para ver o que aconteceu. Claro, nada aconteceu; as sementes ainda estão lá para que a criança enterre novamente e derrame água sobre eles. Em seguida, na parte da tarde, a criança quer examinar as sementes novamente. Deixe as sementes de sua prática crescer; dê a sua prática de algum tempo para se desenvolver.
Tenha paciência e faça a sua prática de forma sistemática. Toda ação tem uma reação. Não é possível para você fazer meditação e não receber benefícios. Você pode não perceber esses benefícios agora, mas lenta e gradualmente você está armazenando os samskaras (impressões) na mente inconsciente que irá ajudá-lo mais tarde. Se você semear uma semente de hoje, você não colherá os frutos amanhã, mas em algum momento você vai. Leva tempo para ver os resultados; seja gentil com você mesmo.
Meditação significa sondar suavemente todos os níveis de si mesmo, um nível após o outro. Seja honesto com você mesmo. Não importa o que os outros dizem sobre as suas experiências, mantenha a mente focada em seu objetivo. É a sua própria mente que não permite você meditar, e sua mente não treinada é como um depósito de lixo. Para trabalhar com sua mente, você vai ter que ser paciente, você vai ter que trabalhar gradualmente com você mesmo.
Às vezes ouço os alunos dizem, "eu não tenho atingido qualquer coisa; Tenho vindo a fazer meditação durante 13 anos!" Você tem certeza que você tem feito meditação? Ou você se senta e dorme ou sonha ou pensa? Por 13 anos você tem pensado sobre muitas outras coisas em nome da meditação; você pensa sobre seu trabalho e seu namorado ou namorada. Você sentou-se por todos aqueles anos em meditação, mas você realmente não meditou, e então você se queixa de que nada tem acontecido com você. Não dê espaço para mente vagar quando você meditar, mas vá passo a passo no processo. Treine-se. Primeiro, preste atenção à sua postura. Aprenda a sentar-se corretamente. Faça a sua prática de forma sistemática. Em seguida, trabalhe para eliminar os obstáculos mentais e emocionais.
Se meditadores sondaran os níveis internos de seu ser, explorando as dimensões desconhecidas da vida interior, e se eles aprenderam um método sistemático e científico que pode levá-los para o próximo estado de experiência, então eles podem ir além de todos os níveis de seu inconsciente e estabelecer-se em sua natureza essencial.
Sons sem som
Durante a meditação profunda, os antigos sábios ouviam certos sons chamados mantras. Na Bíblia, é dito que aqueles que têm ouvidos para ouvir ouve. Quando a mente se torna sintonizada, é capaz de ouvir a voz do desconhecido. Os sons que são ouvidos em tal estado não pertencem a uma determinada língua, religião ou tradição. De acordo com nossa tradição, que é uma tradição meditativa de mais de cinco mil anos de idade, mantra e meditação são inseparáveis, como os dois lados de uma moeda.
Todas as tradições espirituais existentes do mundo usam uma sílaba, um som, uma palavra ou conjunto de palavras, chamando de mantra, como uma ponte para a travessia do atoleiro de ilusão e alcançar a outra margem da vida. Mantra é a prática que ajuda o praticante a tornar a mente unidirecionada e para dentro, e, finalmente, leva ao centro da consciência, os recessos profundos de silêncio eterno onde a paz, a felicidade e a felicidade residem.
Há sons que são criados pelo mundo externo e ouvido pelos ouvidos e sons ouvidos em profunda meditação. O último é chamado anahata nada. Sons interiores, que são ouvidos em meditação profunda pelos sábios, não vibram exatamente da mesma maneira como o som vibra no mundo externo. Eles têm uma qualidade de liderança. Eles levam o praticante em direção ao centro de silêncio interior. Imagine que você está em pé na margem de um rio e você ouve a corrente que flui. Se você seguir o rio, você chegará a sua origem. Lá, você vai achar que não há som. Da mesma forma, um mantra leva a mente para o silêncio interior. Esse estado é chamado de "som sem som."
O mantra transmitido por um professor a um aluno é como uma receita dado a um paciente. Há inúmeros sons, cada um com um efeito diferente. O professor deve compreender que melhor combina com um aluno em particular, de acordo com as suas atitudes, emoções, desejos e hábitos.
Um mantra tem quatro corpos ou koshas (bainhas). Em primeiro lugar, como uma palavra, ela tem um significado; uma outra forma mais sutil é o seu sentimento; ainda mais sutil é uma presença, uma consciência profunda intensa e constante do mesmo; e a quarta ou mais sutil nível do mantra é um som sem som.
Muitos estudantes continuam repetindo seu mantra ou resmungando durante toda a sua vida, mas nunca atingir um estado de ajapa japa - esse estado de consciência constante, sem qualquer esforço. Estes estudantes reforçam a sua consciência, mas meditam apenas no nível bruto.
Aqueles que vão para além desta fase de usar mantras especiais que não obstem e perturbam o fluxo de ar, mas ajudam a regular a respiração e levar a um estado em que a respiração flui através de ambas as narinas de forma igual. Neste estado a função de respirar e da mente estar em completa harmonia, criam um estado de espírito alegre. Quando os alunos atingem esse estado, a mente é voluntariamente desligado da dissipação dos sentidos. Então eles têm de lidar com os pensamentos vindo para a frente da mente inconsciente, um vasto reservatório em que temos armazenadas todas as impressões de nossa vida. O mantra nos ajuda a ir além deste processo, criando um novo sulco na mente, e a mente, em seguida, começa a fluir espontaneamente no sulco criado pelo mantra. Finalmente, quando a mente se torna concentrada, unidirecionado, e para dentro, ele olha de perto para a parte latente do inconsciente, e ali, mais cedo ou mais tarde, ele encontra uma luz resplandecente. Mantra é o meio. A meditação é o método.
Na minha própria prática eu sento e observo todo o meu ser ouvir o mantra. Eu não me lembro o mantra ou fico repetindo o mantra mentalmente. Em vez disso, eu faço de todo o meu ser ouvidos para ouvir o mantra, o mantra está vindo de todos os lugares. Isso não vai acontecer com você imediatamente em meditação, mas quando você atingir alguma coisa, ele vai. Então, mesmo que você não quer fazer o seu mantra, não é possível evitá-lo. Mesmo se você decidir que você não quer se lembrar do mantra, não será possível. Finalmente, mesmo o mantra não existe; apenas o propósito para o qual você repetir o mantra está lá; você está lá. O mantra pode ainda estar lá, mas ele existe como uma experiência que supera todo o seu ser, e não está separado de vocês.
O papel mais importante que mantra desempenha é durante o período de transição que todo ser humano vai experimentar. Os sentidos de uma pessoa moribunda não funcionam corretamente. Ele gradualmente perde o sentido da visão, a língua murmura palavras que não podem ser entendidos por outros, e ele é incapaz de expressar pensamentos da mente em discurso ou ações. Esta situação dolorosa e lamentável assusta a mente de um não-praticante. Mas se alguém se lembra do mantra por um longo tempo em tal estado de solidão, o mantra começa a levá-lo, e este período miserável de solidão e agonia acabam. O mantra torna-se seu líder. Apenas um padrão de pensamento é reforçado por lembrar o mantra, e quando ele está firmemente estabelecido que leva o indivíduo a sua morada de paz, felicidade e bem-aventurança.
A Arte de Viver Feliz
Por isso, nunca desista! Aceitar a meditação como uma parte de sua vida, assim como você comer, dormir e fazer outras coisas; torná-lo seu objetivo de ter uma mente calma, ter uma mente unidirecionada, ter uma mente tranquila. Não desistir disso. Meditação deixa uma indicação clara em seu coração, o que se reflete em seu rosto. Quando as pessoas falam para mim, eu posso facilmente dizer se eles meditam ou não, ou mesmo se são capazes de meditação. O seu rosto é o índice do seu coração.
Você pode alcançar o mais elevado estado de samadhi através da meditação. Quando chegar o dia em que cada homem, mulher e criança praticar meditação, todos nós alcançaremos a próxima etapa da civilização e perceberemos a unidade em todos. Libertação pode ser alcançado aqui e agora, e que a experiência é o objetivo final da vida humana.
Por isso, nunca desista! Aceitar a meditação como uma parte de sua vida, assim como você comer, dormir e fazer outras coisas; torná-lo seu objetivo de ter uma mente calma, ter uma mente unidirecionada, ter uma mente tranquila. Não desistir disso. Meditação deixa uma indicação clara em seu coração, o que se reflete em seu rosto. Quando as pessoas falam para mim, eu posso facilmente dizer se eles meditam ou não, ou mesmo se são capazes de meditação. O seu rosto é o índice do seu coração.
Você pode alcançar o mais elevado estado de samadhi através da meditação. Quando chegar o dia em que cada homem, mulher e criança praticar meditação, todos nós alcançaremos a próxima etapa da civilização e perceberemos a unidade em todos. Libertação pode ser alcançado aqui e agora, e que a experiência é o objetivo final da vida humana.
Este artigo foi dividido em 3 partes para uma melhor leitura e entendimento!
Retirado e Traduzido em 13/07 de
https://yogainternational.com/article/view/meditation-is-not-what-you-think
Por Juliana Romera
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