segunda-feira, 13 de julho de 2015

O que é Meditação? (Parte 1/3)

     Você quer atingir um estado de felicidade que é livre de todas as dores e misérias. No entanto, você vive constantemente com os medos, preocupações, tensão e luta. Por que? Porque você não vive no momento, você não está totalmente presente e consciente. Os seus conflitos interiores e exteriores te impedem de lidar com as situações que vieram antes de você e viver em harmonia com aqueles que estão perto de você. Estes conflitos te prendem nestas tarefas que você colocou antes de si mesmo.

     A meditação é um processo definido para a resolução de conflitos. É o processo simples e exato de tornar-se consciente de quem você é. É aprender a conhecer a si mesmo como você realmente é. A meditação é uma prática que te liberta suavemente das preocupações que corroem você, para que você possa ser livre e responder às necessidades do momento, e experimentar a alegria de estar totalmente presente. A meditação não é o que você pensa, porque é além do pensamento. Você não medita sobre os seus problemas, a fim de resolvê-los, mas através da meditação é que você vê  os problemas que você definiu para si mesmo.

O Mundo Interior

     A meditação é um meio prático para acalmar-se, para deixar ir seus preconceitos e ver o que é, abertamente e de forma clara. É uma maneira de treinar a mente para que você não esteja distraído e preso em sua agitação infinita. Meditação ensina você a explorar sistematicamente as suas dimensões internas. É um sistema de compromisso, não mandamento. Você está comprometendo-se a si mesmo, para o seu caminho, e para o objetivo de conhecer a si mesmo.

     A meditação não é um ritual pertencente a uma determinada religião, cultura ou grupo. É um método de saber a realidade a partir da qual todas as religiões partem. Por exemplo, a Bíblia diz claramente: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." Aprender a ser é o método da meditação. E se você meditar regularmente você vai achar que você se tornou mais calmo, mas alerta para o que é necessário no momento presente.

     A maioria das pessoas associam ser "zen" com passividade, mas a paz que a meditação traz libera energia. Aborrecimentos e preocupações dissipam sua energia. A meditação libera a energia que foi ligada em sua discórdia mental, de modo que você possa aplicar-se no que você decidir fazer. Meditação vai levar sua mente para se tornar mais concentrada, para que você possa se concentrar totalmente no que você escolher. Devido a isso, aquele que meditar vai aprender quase tudo mais fácil e mais rapidamente.

     Desde a infância em diante, você é ensinado a examinar e entender as coisas no mundo externo, mas ninguém lhe ensina a olhar para dentro e entender a mente e os seus vários estados. Toda a sua formação tem sido a de conhecer o mundo exterior, e para ficar mais hábil em manipular o mundo externo para o seu próprio benefício. Mas a menos que você aprenda a conhecer a si mesmo, o que você faz no mundo externo não irá produzir os resultados desejados. Se um pneu está fora de equilíbrio, não importa o quão maravilhoso ele foi projetado em outros aspectos, ele não irá funcionar corretamente. A menos que você alcançar o equilíbrio interior, não importa o quanto você sabe sobre a realização no mundo exterior, você vai ficar aquém de suas metas. Meditação é o meio de atingir esse equilíbrio interior.

     Aqueles que examinaram os objetos do mundo externo e compreenderam sua natureza transitória, sabem que a vida tem mais a dar. Em seguida, eles começam a procurar dentro de si e conduzir "pesquisas interiores." A meditação é uma técnica sistemática de investigação interna. É como uma escada com muitos degraus que finalmente leva ao telhado, e de lá pode-se ver o vasto horizonte ao redor.

     Meditação vai levar você a um estado de alegria interior. Você acha que o prazer vem de seu contato com os objetos do mundo, mas há uma alegria interior e mais refinada que você ainda não provou. Aqueles que foram pesquisadores do mundo externo, que examinaram seus prazeres e alegrias, descobriram que o maior de todos os prazeres é a meditação, e isso leva a alegria que é a alegria eterna, chamada samadhi. Este estado mantém seus olhos parcialmente fechados, olhando para a luz que brilha no mais íntimo.

     A meditação lhe dará uma mente tranquila. Meditação irá torná-lo consciente da realidade profundamente dentro. Meditação irá torná-lo sem medo; meditação vai fazer você se acalmar; meditação vai fazer você ser suave; meditação vai fazer você amar; meditação lhe dará a liberdade do medo; meditação vai levar você para o estado de alegria interior. Se você entender essas metas e quer meditar, em seguida, ele irá ajudá-lo, mas se você está esperando para se tornar rico através da meditação, então não deve fazer.

Este artigo foi dividido em 3 partes para uma melhor leitura e entendimento!

Retirado e Traduzido em 13/07 de
https://yogainternational.com/article/view/meditation-is-not-what-you-think

Por Juliana Romera

Nenhum comentário:

Postar um comentário