Atenção Integral
A meditação não é uma tarefa difícil que você deve forçar a si mesmo; uma vez que você experimentar essa alegria interior você vai querer espontaneamente meditar tanto quanto você olha para os prazeres exteriores. No entanto, é muito útil estabelecer uma rotina para a sua prática meditativa.
Assim como você come em determinados momentos do dia, e o seu corpo passa a ter fome nesses horários, desenvolvendo o hábito de meditar no mesmo horário todo dia todo o seu ser, o seu corpo, sua respiração e sua mente irão querer para meditar naquele momento. Você deve sentar-se todos os dias, exatamente no mesmo horário. Estabeleça um horário específico para a sua prática e faça a sua prática todos os dias naquele horário.
A primeira coisa que você tem que aprender é estar quieto. Este processo começa com a imobilidade física. De acordo com a tradição que seguimos, o asana, ou postura meditativa, é cuidadosamente selecionado de acordo com a sua natureza e capacidade, e você é guiado por um professor competente para manter sua cabeça, pescoço e tronco reto.
Após cumprir quietude com a ajuda da postura meditativa, você vai se tornar consciente dos obstáculos decorrentes de espasmos musculares, tremores que ocorrem em várias partes do corpo, inquieto, e dolorido. Estes obstáculos surgem porque o corpo nunca foi treinado isso. Somos treinados para mover no mundo externo mais e mais rápido, mas ninguém nos treina para permanecer quieto. Para aprender esta quietude, você deve formar um hábito regular, e para formar esse hábito, você deve aprender a ser regular e pontual, praticando a mesma postura, ano mesmo horário e no mesmo lugar todos os dias até que o corpo deixa de se rebelar contra a disciplina dada a ele. Esta etapa, embora básica, é importante e não deve ser ignorada. Caso contrário, você não será capaz de colher os frutos da meditação e seus esforços serão em vão.
Você deve encontrar um lugar organizado simples, calmo onde você não será perturbado. Sente-se no chão com uma almofada sob você ou em uma cadeira firme, com as costas retas e os olhos fechados. Então traga sua consciência lentamente através de seu corpo, permitindo que todos os músculos a relaxar, exceto aqueles que estão apoiando sua cabeça, pescoço e costas. Tome seu tempo e aprecie o processo de deixar de ir a tensão em seu corpo. A meditação é a arte e a ciência de deixar ir, e este desapego começa com o corpo e, em seguida, progride para pensamentos.
Uma vez que o corpo está relaxado e em paz, traga sua consciência para a respiração. Note de que parte de seus pulmões estão a ser exercida quando você respira. Se você está respirando principalmente com o seu peito você não será capaz de relaxar. Deixe sua respiração vir principalmente através do movimento do diafragma. Continuar a observar a respiração sem tentar controlá-la. No início, a respiração pode ser irregular, mas aos poucos ele vai se tornar continua e uniforme, sem pausas e força.
A meditação é um processo de dar toda a sua atenção a qualquer objeto que você escolheu. Neste caso, você está escolhendo estar ciente da respiração. Permita-se experimentar a sua respiração de uma forma aberta e aceitar. Não julgue ou tente a controlar ou alterá-la. Abra-se tão plenamente que, eventualmente, não há distinção entre você e a respiração. Neste processo muitos pensamentos vão surgir em sua mente: "Estou fazendo isso direito? Quando isso vai acabar? Minha narina está entupida - devo levantar e assoar o nariz antes de eu continuar? Talvez eu devesse ter fechado a janela. Eu esqueci de fazer uma ligação importante. Meu pescoço dói." Centenas de pensamentos podem vir antes de você e cada pensamento vai trazer alguma outra resposta: Um julgamento, uma ação, um interesse em prosseguir o pensamento, uma tentativa de se livrar do pensamento.
Neste ponto, se você simplesmente manter-se consciente desse processo, em vez de reagir ao pensamento, você vai se tornar consciente de como sua mente é inquieta. Ela fica se movimentando como você faz em uma noite quando você não pode adormecer. Mas isso é apenas um problema quando você se identifica com a mente e reage aos vários pensamentos que surgem em você. Se você fizer isso, você vai ser pego em um turbilhão interminável de atividade incansável. Mas se você simplesmente assistir a esses pensamentos quando eles surgem, sem reagir, ou se você reagir e atender a reação, então eles não podem realmente incomodar. Lembre-se: não são os pensamentos que te perturbam, mas sua reação a eles. Não é um som que perturba a sua meditação, mas sua reação a ele.
A meditação é muito simples. É simplesmente assistir. Você pode começar por assistir a sua respiração, e, em seguida, se um pensamento vem, atendê-lo, notá-lo, estar abertos a isso e isso vai passar. Então você pode voltar para a respiração. Sua resposta normal é reagir a todos os seus pensamentos, e isso mantém você sempre ocupado em um mar de confusão. Meditação ensina você a assistir ao que está ocorrendo dentro sem reagir, e isso faz toda a diferença. Traz-lhe a liberdade da mente. E nesta liberdade que você começará a sentir quem você é, alheio à sua turbulência mental. Você experimentará alegria e contentamento interior, você sentirá um alívio e uma relaxamento interior, e você encontrará um refúgio do tumulto da sua vida. Você se deu umas férias interior.
A Fundação para a Paz
Estas férias interior não é um retiro do mundo, mas a fundação para encontrar a paz interior. Você também deve aprender a aplicar o princípio de atender suas atividades mundanas de modo que você pode aplicar-se no mundo de forma mais eficaz. Através da prática de meditação, você pode aprender a ser aberto para o que vem antes de você no mundo e dar-lhe toda a sua atenção.
Normalmente, você reage às experiências que vêm antes de você no mundo da mesma maneira que você reage aos seus pensamentos. Se alguém diz algo negativo para você, você se torna triste ou deprimido. Se você perder alguma coisa, você reage emocionalmente. Seu estado de espírito depende do que vem antes de você e, como resultado, sua vida é como uma montanha-russa. Você reage antes de você ter experimentado totalmente o que você está sentindo; o que você vê ou ouve imediatamente aperta um botão. Você interpreta tudo de acordo com suas expectativas, medos, preconceitos, ou resistências. Você se baseia numa pré experiência e, assim, você se limita a uma ou duas respostas condicionadas. Meditando, você se dá a capacidade de responder a uma situação de forma aberta e criativa.
Se você aplicar o princípio da meditação para experiências que vierem antes de você, você pode participar plenamente ao que está ocorrendo. Você pode assistir a sua reação inicial, sem reagir à sua reação: "Oh, olhe como eu me sinto ameaçado por isso." Você não precisa negar sua reação. Deixe-se estar aberto a vivê-la e vai passar através de você e permitir que outras respostas espontâneas para também avançar, de modo que você pode selecionar o que é mais útil nessa situação particular.
Desta forma, a meditação é muito terapêutica. Ele não só leva ao equilíbrio e estabilidade interior, ela também expõe seus complexos interiores, seus imaturidade, os seus reflexos e hábitos improdutivos. Em vez de viver neles e agindo para fora, eles são trazidos à sua consciência e você pode dar-lhes a sua total atenção. Só então eles serão apagados.
Este artigo foi dividido em 3 partes para uma melhor leitura e entendimento!
Retirado e Traduzido em 13/07 de
https://yogainternational.com/article/view/meditation-is-not-what-you-think
Por Juliana Romera
Nenhum comentário:
Postar um comentário