"Os obstáculos são as distrações da mente causadas por: enfermidade,
apatia, dúvida, falta de entusiasmo, indolência, apego ao prazer, percepção errada.
instabilidade para praticar e manter a concentração.
Os sintomas da dispersão mental são o sofrimento, o desespero,
o nervosismo e a respiração irregular."
(Yoga Sutras 1:30-31)
Patanjali traz nestes dois sutras os obstáculos da prática e o que estes obstáculos causam. Provavelmente todos os praticantes de YOGA se encaixam nestes obstáculos em algum momento, variando entre eles, tendo um ou mais deles em cada momento. O que nos mostra que o caminho é para todos, e os obstáculos são os mesmos para todos também.
A disciplina ajuda a contornar estes obstáculos, se você se deixa dominar por eles, sua prática fica extremamente irregular, e cada vez que você vence um deles, sua prática ganha mais força e constância. Quanto antes você perceber que está caindo nas armadilhas destes obstáculos, mais rápido você retorna às práticas, então a auto observação é a chave da questão.
Observe que o segundo sutra escrito acima mostra o que você sente ao se deixar levar pelos obstáculos, e isso vai virando uma bola de neve, gerando mais obstáculos, mais frustrações, aí vem a apatia, você começa a se questionar ou se deixa levar pelo prazer, aí você sofre de novo... e assim vira esse círculo vicioso.
Quanto mais você se afastar do caminho, mais difícil voltar para ele, então evite períodos longos sem prática, mesmo que seja uma prática curta, simples, todos passamos por momentos de instabilidade, mas não vivemos neles.
Que tal praticar agora?
Jaya Ganesha
Juliana Romera
Nenhum comentário:
Postar um comentário