quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Os 5 Kleshas

Kleshas são as causas do sofrimento humano, e Patanjali, nos Yoga Sutras, conseguiu reduzí-las a cinco:

"AVIDYA ASMITHA RAGA DVESHA ABHINIVESHA PANCHA KLESHAHA"

"A IGNORÂNCIA, O EGOÍSMO, O APEGO A AVERSÃO E O MEDO DA MORTE 
SÃO AS CAUSAS DO SOFRIMENTO HUMANO"

Yoga Sutra 2.3

AVIDYA - Ignorância
Esta é a raiz de todo o sofrimento, o fato de não conhecer ou entender que o que você é é diferente do que você está (e se identificar com isso) causa sofrimentos, essa identificação com o que você está faz você levar tudo para o lado pessoal, e o que acontecer com seu corpo e emoções te abala profundamente (sofrimento).

ASMITA - Egoísmo
O egoísmo nada mais é do que esta identificação com o que você está. O ego tem sua função, de fazer você se relacionar com o meio (vida prática), mas ele deve ser apenas isso, e não o comandante.

RAGA - Apego
O apego também vem dessa identificação, pois à partir do momento que me identifico e acredito que eu sou aquilo, eu preciso das coisas para me manter, sejam bens materiais, emoções ou sentimentos, e passo a achar que dependo das coisas.

DVESHA - Aversão
Aquilo que não me agrada eu tenho aversão. Se eu acho que algo deve ser meu e eu não tenho, eu passo a criar esse sentimento de aversão. Mais uma vez vem da identificação, que gera o egoísmo, que gera o apego e quando eu perco, eu sofro.

ABHINIVESHA - Medo da Morte
Com essa identificação com nosso corpo, com nossa personalidade, com o que estamos, o medo de que isso acabe é inevitável. O medo do desconhecido devido à nossa ignorância em relação à verdade é mais uma vez a raiz de todo nosso sofrimento.


Se você parar para pensar no que te faze sofrer, vai perceber que a cauda será uma dessas, em graus diferentes, mascaradas, camufladas, mas sempre estes.


Reflita!


Juliana Romera








Nenhum comentário:

Postar um comentário