Sattva é a qualidade do equilíbrio, pura, iluminadora, e leva à lucidez e à serenidade mental.
Rajas é a qualidade da ação, mobilidade, atividade, torna a pessoa ativa e energética.
Tamas é a qualidade da inação, da inércia, da escuridão, de ignorância e torna a pessoa inerte.
Todas as nossas ações, pensamentos e emoções são influenciadas pelos gunas, nossa mente vai da inércia para a ação (passando pelo equilíbrio) o tempo todo.
Manter uma mente Sattvica não é tarefa fácil, pois não é difícil nós irmos muito para o extremo da ação, da superatividade e depois afundarmos na inércia, na inatividade, letargia, e fica cada vez mais difícil encontrar e se manter próximo de Sattva, do equilíbrio.
Se ao observarmos nossas ações e entendermos que há momentos que Rajas deve atuar, porém ao terminar a ação necessária, deveríamos tentar voltar para o centro, não nos distanciaríamos tanto do ponto de equilíbrio.
Toda excitação quando acaba vai para uma depressão, e assim acabamos ficando sempre variando de um extremo ao outro, passando rapidamente pelo equilíbrio, sem conseguir permanecer nele.
Imagine uma linha reta feita com um material elástico, essa linha seria Sattva. Quando precisamos de ação (rajas) é como se puxássemos esse elástico para o lado de Rajas, quanto mais puxar esse elástico para longe da linha do centro, quando a ação terminar e o elástico for solto ele passará com força pelo centro e irá para o outro lado da linha (tamas) na mesma proporção.
Para evitar um pouco esse movimento, devemos pensar mais em nossas ações, e nos distanciarmos cada vez menos do centro, e assim fica mais fácil voltar para ele.
Pense nos gunas em tudo que você fizer, sentimentos, ações, emoções, asanas, relacionamentos, etc, TUDO é regido por eles, então sua observação deve ser global.
"SATTVA adere à felicidade, RAJAS à ação, enquanto TAMAS,
verdadeiramente encobrindo o conhecimento, adere à negligência"
Bhagavad Gita (14:9)
Juliana Romera
Nenhum comentário:
Postar um comentário