sexta-feira, 5 de setembro de 2014

7 Linhas Clássicas do Yoga


1- HATHA YOGA
   O Hatha Yoga é a linha que se utiliza dos ASANAS (posturas) para preparar o corpo e a mente para práticas espirituais mais elevadas. Esta linha propõe que o corpo não é um obstáculo para estágios mais sutis do Yoga, e sim que o corpo é um templo onde habita o divino.

2- JNANA YOGA
   Esta linha se baseia no discernimento entre o real e o ilusório, eliminando a ignorância através do conhecimento. Esta linha se divide em 7 partes: Discernimento, Renúncia, Austeridade, Desejo de libertação, Audição atenta, Reflexão e Meditação.

3- BHAKTI YOGA
   Esta linha é devocional, e através deste amor devocional o yogin alcança o conhecimento do absoluto. Existem duas etapas nesta linha, o Bhakti tradicional (cantos, repetições de nomes sagrados, peregrinações, etc) e o Bhakti apaixonada, que resulta da prática sincera desta primeira etapa, flui naturalmente do devoto mais puro.

4- KARMA YOGA
   É o Yoga da ação, porém de um agir desinteressado, sem esperar resultado dos seus atos, apenas fazer o que se deve fazer.

5- MANTRA YOGA
   Mantra é um instrumento para controlar a mente, e através das repetições atingem-se níveis alterados de consciência.

6- TANTRA YOGA
   A palavra tantra vem de teia, tecido e trás uma ideia de que tudo é interligado. É uma filosofia comportamental, onde tem como ponto central a união dos opostos. Os textos de tantra são sempre um diálogo entre Shakti (princípio feminino) e Shiva (princípio masculino).
7- RAJA YOGA
   Raja significa real, e é o ramo do yoga que estuda e desenvolve as potencialidades da mente. Patanjali mostra nos yoga sutras o caminho para este objetivo, que são os 8 passos do yoga.


Juliana Romera
(Texto baseado na apostila do Curso de Formação do Prof. Osnir Cugenotta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário