terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lições de desapego de B.K.S. Iyengar

Desde BKS Iyengar morreu, esta tornou-se uma das minhas citações favoritas. E a cada dia que passa, eu sou mais grato a ele por um bom exemplo de uma vida feliz e uma morte majestosa.
Sim, ele poderia olhar ameaçador. Sim, ele gritou em sala de aula. Mas ele não era um homem irritado. Ele era travesso. Ele assumiu seu papel como o durão do professor tradicional indiano e jogou-o ao máximo, impaciente, frustrado pela incapacidade dos seus alunos de entender imediatamente o que ele ensinou.
Mas qualquer um que tenha lido Diretrizes Básicas para Professores de Yoga , uma publicação RIMYI partir de 2002, vai ver uma atitude diferente:

"Depois da aula, o seu dever de casa é entender por que o aluno não está recebendo o asana. Você tem que refletir sobre os seus problemas. Pensar e repensar. E em seguida, trabalhar em seu próprio país. Desta forma, você vai achar que os alunos melhoram à medida que a qualidade de sua prática no ensino melhora."
"Externamente tratar seus alunos como estudantes, mas tratá-los internamente como enviado de Deus. Você está aprendendo, ajudando-os. Eles fazem você entender e você deve dar-lhes respeito ".
Ele viveu o seu próprio conselho, sem parar, sempre encontrando novas maneiras de transmitir conhecimento. Ele criou um corpo de trabalho que nunca foi estático, porque ele estava sempre ensinando novas ações, novos caminhos de meditação, novas adaptações para nos levar tão profundamente nos asanas que seria capaz de se conectar ao nosso verdadeiro eu.
Quanto mais tempo ele vivia, mais feliz ele parecia ser.
E então veio a majestosa morte: clareza até o final, e nenhum sinal de que ele havia mudado de idéia dos dias em que ele dizia: "quando a morte vem eu vou recebê-la."
A morte pode ser a última oportunidade para a prática de "deixar ir", mas também deu ao Guruji, uma lição muito mais pública em aperfeiçoar a arte de perder.
Assista a um vídeo dele demonstrando a sua prática, quando ele estava em seu auge, em qualquer lugar de 20 a 80, e você vai ver como ele era capaz, o que mostra surpreendentemente que ele podia fazer.
Depois, gradualmente, ele a soltou, e não da prática, mas do trabalho de asanaa que já não era possível para ele. Um Sirsasana de 45 minutos com variações completos tornou ~Sirsasana na parede, em seguida, Sirsasana nas cordas, então Sirsasana com o apoio da trestler, um cavalo de madeira utilizados no trabalho de Iyengar.
Totalmente apoiado, ele ainda fez backbends surpreendentes. E ele estava presente em cada pose completamente, não duvidando de atenção, sem perda de consciência. Sua prática permaneceu meditação em ação, realizada com a alegria e gratidão de alguém que disse a famosa frase: "O corpo é meu templo, asanas são minhas orações."
À medida que envelhecia, ele soltou o que ele já não poderia fazer, mas sempre fez o máximo que podia. Ele nunca desistiu, nunca disse: "Estou velho demais para praticar." Em seus últimos anos, ele usou um elevador para chegar à sala de prática, porque ele não poderia subir as escadas, mas ele estava lá todos os dias. Sempre praticado com seus alunos. Ele nunca escondeu suas perdas. Ele continuou, dia a dia, fazer o máximo que pôde, com humildade e gratidão.
Eu penso sobre minha prática, posturas que me dediquei para conseguir realizar, hoje por algumas lesões já não posso mais. Será que é hora de eu parar de tentar? Para aceitar que eu só vou fazer a pose completa com um ajudante? Logicamente, haverá uma última vez para cada pose. Tenho muitas preparações posso trabalhar, maneiras de praticar que vai me manter forte.
Alguns asanas posso ensinar mas não demonstrar, poderei ser honesto e dizer: "este asana não sou mais capaz de realizar?" Se a idade de Guruji diminuiu sua prática extraordinária de asana, em seguida, certamente irá diminuir a minha.
Serei sempre grato por ter encontrado o trabalho de Guruji, este método de interrogatório rigoroso, de crescer interiormente através de explorar as asanas.
Eu suspeito que o passar dos anos eu posso ser ainda mais grato pela sua lição de como a render-se conscientemente para a realidade de um corpo de envelhecimento, enquanto viver feliz, e apontando para uma morte majestoso.


Retirado e traduzido de:
http://myfiveminuteyoga.com/5289/lessons-in-letting-go-from-b-k-s-iyengar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário