domingo, 23 de novembro de 2014

DESAPEGUE-SE

“Outra lembrança infantil evoca meu desejo de possuir um cachorro feio que pertencia a um vizinho. Mantive todos em casa num torvelinho, durante semanas, para obter aquele bicho. Meus ouvidos ficaram surdos às ofertas de outros animaizinhos de aparência mais agradável. Moralidade: O apego cega; empresta um halo imaginário de atração ao objeto desejado."

Esta frase é retirada do livro "Autobiografia de um Yogue" de Paramahansa Yogananda, quando este pede à seu mestre para lhe contar algo sobre sua infância.

E quem nunca passou por isso? Por essa cegueira devido ao apego à algo ou alguém?

Livrar-se do apego do que você tem é um pouco mais fácil.. dar uma roupa embora, vender um carro, deixar algum hábito ou qualquer outro apego que temos, basta você se decidir por isso e pronto (mesmo porque, quando você decide se "livrar" de algo, é porque este já não está mais te satisfazendo, o que torna esse "desapego" mais superficial ainda).

O difícil é desapegar-se do que não temos, do que queremos, do que colocamos expectativa de que, ao conquistar, seremos felizes, completos, etc. Isso sim é praticar o desapego, é se livrar dos desejos, parar de colocar a sua felicidade na mão dos outros ou das coisas ("Quando eu conseguir tal emprego, serei feliz.", "Quando eu namorar tale pessoa, estarei completo.", "Quando eu comprar tal coisa eu terei me realizado.", etc).

Esta transferência da sua responsabilidade de ser feliz com o que temos e com o que somos não deve acontecer. Pois desse modo, nunca seremos felizes, pois sempre estaremos querendo mais e mais e mais.!

Esteja no presente! É aqui que as coisas acontecem!




Juliana Romera
www.yoganoabc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário