Muitos textos clássicos de Ayurveda enfatizam que uma boa digestão é tão importante quanto uma boa nutrição, mas nem sempre é o que acontece com as pessoas. Dentro dos ensinamentos desta medicina eciste uma teoria de que todo ser humano tem a capacidade de curar a si mesmo e manter sua saúde através de uma alimentação correta e uma rotina saudável. Existe uma ditado que diz "nós somos o que comemos" e o Ayurveda poderia ir além, dizendo que "nós somos o que conseguimos digerir", já que nem tudo que comemos consegue ser metabolizado corretamente. Afinal, um alimento considerado saudável pode não ser saudável para todos, de acordo com sua constituição, os chamados "DOSHAS" no Ayurveda.
Dicas para uma boa digestão:
1- Escolher os alimentos que você consegue digerir com facilidade. Evite comer coisas que te faça sentir pesado, com sensação de desconforto após a ingestão. Nem sempre um alimento que é saudável pode ser bom para você. Se observe.
2- Ativas o fogo digestivo. O Ayurveda recomenda que 30 minutos antes da refeição tomemos uma xícara de chá de gengibre, com três gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho para aumentar o fogo digestivo e promover a formação das enzimas necessárias a uma digestão saudável.
3- Temperos que auxiliam na digestão. Condimentos como coentro, cominho, hortelã, canela, pimenta do reino, cravo, açafrão, noz moscada e cardamomo devem ser utilizados, com moderação, pois auxiliam a função do Agni (fogo digestivo).
4- Coma com moderação. Até um alimento saudável em excesso se torna ruim. Na busca de uma alimentação equilibrada não apenas a qualidade, mas também a quantidade dos alimentos é importante: Quantidade modifica a qualidade. O Ayurveda recomenda dividir o estômago em quatro partes: metade ou dois quartos deve ser preenchida por alimentos, um quarto com um pouco de água (nunca gelada) ou chá de ervas e o último quarto deve permanecer vazio. A mensagem é: coma menos e procure mais qualidade que quantidade na sua dieta.
5- Deitar-se de 10-20 minutos do lado esquerdo após as refeições. Esta postura faz a digestão ser completa, mais rápida e eficaz. O sistema linfático fica bloqueado sobre o lado esquerdo permitindo que os órgãos do sistema digestivo como o estômago, fígado, pâncreas e vesícula biliar possam produzir e eliminar suas enzimas para neutralizar os ácidos e gorduras sem que ocorra uma pressão sobre o sistema.
Seguindo estas 5 dicas você notará a diferença!
Experimente!
Comprove!