domingo, 31 de maio de 2015

5 Dicas para uma boa digestão segundo o Ayurveda

     Muitos textos clássicos de Ayurveda enfatizam que uma boa digestão é tão importante quanto uma boa nutrição, mas nem sempre é o que acontece com as pessoas. Dentro dos ensinamentos desta medicina eciste uma teoria de que todo ser humano tem a capacidade de curar a si mesmo e manter sua saúde através de uma alimentação correta e uma rotina saudável. Existe uma ditado que diz "nós somos o que comemos" e o Ayurveda poderia ir além, dizendo que "nós somos o que conseguimos digerir", já que nem tudo que comemos consegue ser metabolizado corretamente. Afinal, um alimento considerado saudável pode não ser saudável para todos, de acordo com sua constituição, os chamados "DOSHAS" no Ayurveda.

Dicas para uma boa digestão:

1- Escolher os alimentos que você consegue digerir com facilidade. Evite comer coisas que te faça sentir pesado, com sensação de desconforto após a ingestão. Nem sempre um alimento que é saudável pode ser bom para você. Se observe.

2- Ativas o fogo digestivo. O Ayurveda recomenda que 30 minutos antes da refeição tomemos uma xícara de chá de gengibre, com três gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho para aumentar o fogo digestivo e promover a formação das enzimas necessárias a uma digestão saudável. 

3- Temperos que auxiliam na digestão. Condimentos como coentro, cominho, hortelã, canela, pimenta do reino, cravo, açafrão, noz moscada e cardamomo devem ser utilizados, com moderação, pois auxiliam a função do Agni (fogo digestivo).

4- Coma com moderação. Até um alimento saudável em excesso se torna ruim. Na busca de uma alimentação equilibrada não apenas a qualidade, mas também a quantidade dos alimentos é importante: “Quantidade modifica a qualidade”. O Ayurveda recomenda dividir o estômago em quatro partes: metade ou dois quartos deve ser preenchida por alimentos, um quarto com um pouco de água (nunca gelada) ou chá de ervas e o último quarto deve permanecer vazio. A mensagem é: coma menos e procure mais qualidade que quantidade na sua dieta.

5- Deitar-se de 10-20 minutos do lado esquerdo após as refeições. Esta postura faz a digestão ser completa, mais rápida e eficaz. O sistema linfático fica bloqueado sobre o lado esquerdo permitindo que os órgãos do sistema digestivo como o estômago, fígado, pâncreas e vesícula biliar possam produzir e eliminar suas enzimas para neutralizar os ácidos e gorduras sem que ocorra uma pressão sobre o sistema.


Seguindo estas 5 dicas você notará a diferença!
Experimente!
Comprove!





domingo, 17 de maio de 2015

10 ladrões de energia segundo Dalai Lama


   No Yoga existe um conceito chamado Brahmacharya que pode ser entendido como "não desperdiçar energia desnecessariamente", e muitas vezes nós desperdiçamos essa energia até de maneira inconsciente. Dalai Lama cita 10 "ladrões" da nossa energia, confira e use esta lista para tentar economizar a sua.



1- Evite pessoas que só vêm para compartilhar reclamações, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém está procurando um barco para levar seu lixo, tente não ser em sua mente.

2- Pague suas contas em dia. Ao mesmo tempo cobra a quem te deve ou deixe-o ir, se é impossível cobrar.

3- Mantenha suas promessas. Se você ainda não a cumpriu, pergunte-se por que você tem resistência. Você tem o direito de mudar sua mente, se desculpar, se compensar, negociar e oferecer mais uma alternativa para uma promessa quebrada; embora não deva ser um costume. A maneira mais fácil de evitar uma quebra uma promessa com algo que você não quer fazer é dizer NÃO desde o princípio.

4- Elimine sempre que possível ou delegue, tarefas que não quer fazer e dedique o seu tempo a fazer o que você gosta.

5- Permita-se descansar, se você está em um momento em que você precisa disso e permita-se agir, se você está em um momento de oportunidade.

6- Limpe, desentulhe e organize. Nada tirará mais energia de você do que um lugar confuso e cheio de coisas do passado que já não precisa de espaço.

7- Dê atenção a sua saúde. Se a máquina do seu corpo trabalha no máximo, não pode fazer muito. Tire algumas pausas.

8- Enfrente as situações difíceis que está passando, do resgate de um amigo ou membro da família, da tolerância de ações negativas de um casal ou um grupo; tome as medidas necessárias.

9- Aceite. Não é resignação, mas nada faz você perder mais energia do que resistir e lutar contra uma situação que não pode mudar.

10- Perdoe, deixe ir uma situação que está causando-lhe dor.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Yoga e o aumento da espiritualidade do bumbum duro

    Me deparei hoje com este título de post e fui ler já indignada.. até ver que era um texto muito interessante, e resolvi então compartilhar com vocês.

    Texto retirado de http://yogui.co/yoga-e-o-aumento-da-espiritualidade-da-bumbum-duro/ escrito por NICK SENECA JANKEL



    Quantos saem de um estúdio de yoga sentindo aquela felicidade pós-asana … em poucos minutos se irrita com o guardador do carro que lhe pede uma moeda enquanto procura suas chaves e quer responder o whatsapp? Este é apenas um sintoma de muitos, nessa ascensão meteórica da espiritualidade bumbum duro.

    Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas fazem yoga nos EUA; e eles consomem na faixa de 27 bilhões de dólares anualmente em produtos de yoga. No entanto, quantos leram o Yoga Sutras de Patanjali; Bhagavad Gita (tão bom que Gandhi o chamou de “manual para a vida”); ou sabe que yoga significa “juntos” ou “união”?

    Em vez disso, marcas fizeram da yoga física uma opção de vida para aqueles que querem bunda tão dura como uma rocha com uma pitadinha de espiritualidade para sentir-se bem … desde que esta espiritualidade não incomode a zona de conforto da vida atual, seus dogmas, suas crenças, seu nível de consumo, suas idéias arraigadas.

    Este estilo de vida – espiritualidade do bumbum duro - oferece uma brisa no espírito sem precisar lidar com nosso lado obscuro e o condicionamento da cultura na qual vivemos.

    Não sou purista ou ascético; e vivo muito neste mundo. Eu amo design, vinhos finos e gosto de festas a noite toda. No entanto, eu suplico a comunidade de yoga para ir além da stévia e cabeças de Buddha produzidos em massa, ir além da simples espiritualidade do bumbum duro e desencadear o poder de mudar o mundo com sua prática.

    A menos que as pessoas enxerguem a yoga mais do que uma ferramenta ótima para uma bunda sexy – e meditação como uma forma apenas de ter sucesso profissional e pessoal – o verdadeiro poder destas sabedorias serão perdidas.

    Em vez disso, eles serão usados ​​para aprofundar as crises do capitalismo orientado a desconexão, distúrbios e vícios de drogas lícitas ilícitas … impactando na mudança climática e a distúrbios mundiais que é o oposto do caminho da yoga.

    Sim, yoga física pode lhe dar uma bunda dura, abdominais tanquinho e vibrações positivas. Ela também pode ser uma grande ‘porta de entrada’ para níveis mais profundos de auto-consciência e despertar.

    Mas se for apenas relegado para uma espécie de exercício pseudo-espiritual – girando com uma flor de lótus – pode alimentar hábitos dirigidos pelo ego; tornando-se um viciado, em uma zona de fuga da realidade e forma de provar proezas atléticas com asanas cada vez mais difíceis. O ego astuto é complicado e pode sequestrar nossas melhores intenções, especialmente quando ajudados por uma indústria que quer vender mais calças de yoga.

    A verdadeira Yoga pode nos curar desta falha. Yoga, meditação, danças sagradas são práticas de sabedoria: Eles são projetados para nos ajudar a praticar vivendo na conexão. Eles não são o fim em si, embora todos nós amamos um derriere bonito (em nós mesmos e nos outros). Eles são um meio para um fim; o fim em si é a libertação pessoal e emancipação social.