O Yoga Sutra de Patanjali é um texto bastante estudado no yoga. É um texto dividido em 4 capítulos, o primeiro fala sobre o que é o Yoga, o segundo sobre a prática, o terceiro sobre a evolução que você deve estar percebendo com a prática e o último fala sobre a libertação que o yoga proporciona.
Podemos estudar apenas os 4 primeiros sutras que entenderemos a essência do Yoga.
1.1 Atha Yogánushásanam
Agora começa o Yoga
1.2 Yoga Chitta Vritti Nirodhah
Yoga é a diminuição das oscilações/flutuações/turbilhões da mente
1.3 Tadá Drashtuh Svarupe Vashthanam
Neste estado o Observador repousa em Sua própria natureza
1.4 Vritti Sarupyamitaratra
Em outro estado há a identificação do Observador com o objeto observado
Patanjali começa com o sutra "Agora começa o Yoga". A palavra ATHA (traduzida aqui como AGORA) trás uma informação de que todo o conhecimento já foi aprendido, vivido e agora será explicado. Pode ser considerado como uma "reinstrução" de algo que nós, em essência, já sabemos, e está na hora de colocar em prática.
Em seguida, Patanjali no segundo sutra, trás uma definição do Yoga, ou o objetivo do Yoga, dizendo que é a diminuição/inibição das flutuações mentais. "CHITTA" envolve mente, intelecto, percepções, etc, enfim, tudo que se refere à mente, então, sua inibição ou supressão não pode ser mental, pois a mente não pode acalmar/controlar a própria mente, o Yoga te trás ferramentas para essa inibição ser possível.
VRITTI quer dizer vértice, rodamoinho, turbilhão. Nossos desejos e apegos não fazem os pensamentos flutuarem na mente, na realidade o nosso pensamento fica gravitando nestes desejos/apegos como rodamoinhos e assim estes pensamentos ficam incessantemente em torno do ego, perturbando CHITTA.
NIRODHAH não significa inibição e sim intervalo. Entre os pensamentos existem intervalos, porém a agitação da mente não nos permite perceber que um pensamento termina e outro começa. Este intervalo entre os pensamentos é Nirodhah, e neste momento que o que você está se aproxima do que você é, e a dualidade cessa.
O próximo sutra mostra que quando esta agitação mental existe esta percepção de não dualidade não acontece, então nós nos identificamos com o que estamos, e aí o sofrimento acontece. O Observador não se envolve com as experiências, apenas observa. Esta identificação com os acontecimentos gera o apego ao corpo, medo da morte, desejos, etc... enfim, geram o sofrimento.
O Yoga nos dá ferramenta para lidar melhor com estes sofrimentos, se eu consigo não me identificar com eles eu entendo melhor os acontecimentos, e sofro menos.
"Se Deus existe ou não, não importa. O sofrimento existe, e este deve ser evitado"
Kapila
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